Que percepções você tem da vida? Qual o seu olhar? Ela pode ser do jeito que você desejar.....

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Regue suas flores

            A vida pode ser melhor do que projetamos. Aliás, é melhor do que percebemos. Talvez não fossem as expectativas, as projeções fantásticas elaboradas por nossas mentes sedentas, seríamos plenos. Frustramo-nos por esperar mais do que a vida pode nos oferecer. Choramos por não estarmos preparados para o curso inevitável no qual estamos inseridos. Não amadurecemos por teimosia, por querermos que tudo nos ocorra como o “planejado”. E o Grande Arquiteto deve então receber nossas ordens sobre como cuidar de nós. Muitas vezes nem merecemos tanto o que recebemos, ou desejamos mais do que nos doamos. Lembro que é dando que se recebe.

Na verdade, parece que nunca estamos satisfeitos com o que a vida nos presenteia. O jardim do vizinho sempre parece mais belo e verde. O dinheiro nunca é suficiente para satisfazer as mesquinharias do nosso íntimo. Choramos por não termos o que queremos e quando finalmente temos nos lamuriamos por ser pouco e queremos mais. Enquanto isso, o vizinho tem um jardim bonito não porque surgiu ali por geração espontânea, mas porque investe horas e horas do seu precioso tempo regando suas flores e sujando suas mãos na terra. Enquanto isso, pode-se encontrar famílias sorridentes em humildes barracos, sobrevivendo com apenas o mísero salário mínimo oferecido pelos exploradores que mantém regimes quase escravistas, mas ainda assim, estas famílias sabem dar valor aos pequenos detalhes desta vida que a fazem colorida.

A busca pelo contentamento traz leveza à alma pesada e paz ao coração cansado. Jesus oferece seu leve fardo não porque seria fácil trilhar a estrada do genuíno cristianismo, mas porque o preenchimento da alma se encontra no prazer de fazer o outro feliz, rasgando assim a couraça do egoísmo, vestindo o altruísmo e fazendo acontecer o amor, até as últimas consequências. E o Outro também cumpre nossos anseios a medidas que estes são coerentes com sua proposta de vida, de verdade, de bondade e pureza.

Há tempos não escuto essa palavra no meio eclesiástico. Talvez tenham rasgado do dicionário cristão a palavra contentamento e tenham escrito em seu lugar tantas outras baboseiras que estamos enojados de tanto ouvir. O desafio proposto requer mudança na prática de vida e nos relacionamentos estabelecidos. Por não ser fácil, necessitará de exercício diário, mas o que não dá mais é para continuarmos calados diante das injustiças ditas contra Aquele que pelo contentamento de nos ter pela eternidade, a Si mesmo se entregou.

2 comentários:

  1. Parabéns Grace! Adoro suas postagens.

    Continue compartilhando sabedoria conosco.

    Abraços;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Muito obrigada pelo carinho, de coração! Beijos!

      Excluir